ESQUADRIA APE. ALTO PADRÃO EFETIVO

Ouvimos com frequência, empresas dizerem que fornecem Esquadrias para residências de Alto Padrão.

Mas, as Esquadrias são de Alto Padrão?

Para responder a essa pergunta, é preciso saber antes, o que é algo considerado de Alto Padrão?
Depois, saber, em relação às Esquadrias, se existem parâmetros para definir o seu Padrão (baixo, médio ou alto), ou se o termo é usado, somente como um apelo de venda.
Quando vamos comprar uma geladeira, um celular ou até mesmo um carro, apesar de não sermos especialistas, esses produtos, tem parâmetros de comparação, para que possamos ter alguma confiança em fazer uma escolha adequada.

E para escolher as Esquadrias, que critério utilizar?
Provavelmente procurar no Google empresas do setor, solicitar orçamentos, depois, perguntar para os amigos que já construíram, em seguida, nos informar com os profissionais do setor da construção, como o Arquiteto da obra, o Construtor, o Empreiteiro, etc.
Nesta altura, teríamos alguns indicadores, mas ainda não, parâmetros técnicos objetivos.
Podemos comparar os orçamentos, mas comparar o que, preços e condições? Não saberemos ainda, qual seria a melhor escolha. Não teremos como saber, se o que irão nos fornecer, atende, no mínimo, aos critérios técnicos, especificados pelas normas, para comprovação de seu desempenho efetivo, (através de laudos, ensaios e homologações, produzidos por institutos credenciados).
Podemos fazer uma escolha aparentemente correta, mas que só vai se comprovar mesmo, quando estivermos morando na casa.

Falamos tudo isso, para tentar estabelecer algum critério, para ajudar as pessoas a fazerem uma escolha mais adequada do produto e da empresa que vai produzir e instalar suas Esquadrias.

Criamos então um Padrão de Referência e demos a ele o nome de ‘’ Esquadrias APE’’ ( Alto Padrão Efetivo ).
Definimos técnicamente, quais os parâmetros, que uma Esquadria deve atender, para poder ser considerada como de Alto Padrão. Uma forma mais segura de fazer uma escolha mais objetiva e assertiva.


1- ALTO PADRÃO NÃO É SINÔNIMO DE ALTO CUSTO
Um primeiro aspecto, que deve ficar claro, é que, instalações de Alto Padrão, não podem ser consideradas, como tal, apenas para grandes projetos e grandes vãos. E também, não é porque uma linha atende grandes vãos, que ela seja automaticamente de Alto Padrão. Toda instalação pode ser de Alto padrão Efetivo, porque não é o porte da residência que define a qualidade se suas instalações, mas o grau de conhecimento e exigência do profissional e do proprietário.


2 – SE COMEÇA PELA SEGURANÇA
O primeiro critério para definir a confiabilidade de uma instalação, é seu desempenho estrutural. Para isso, a Linha utilizada, deve obrigatoriamente, ser certificada e atender as normas que disciplinam essa condição.
Além disso é importante saber qual a origem dos perfis, isto é, onde foram extrusados. Muitos utilizam perfis inadequados e também insuficientes para garantir a segurança necessária para a instalação e acabam colocando ‘’ Reforços’’, que não fazem parte da instalação, mas o cliente não tem como perceber isso.


3 – NÃO PODE ENTRAR ÁGUA NEM POEIRA
O segundo critério a ser conferido é sua estanqueidade. Resumindo, não deve entrar água, nem poeira pelas instalações. Parece uma coisa óbvia, mas as pessoas acham que isso é normal, mas, não é, e nem tolerável.
Uma instalação de Alto Padrão Efetivo, deve garantir, através de certificação e homologação, seu desempenho de estanqueidade.


4 – TEM QUE GARANTIR CONFORTO ACÚSTICO
Hoje, mais do que nunca, o conforto acústico é essencial em uma residência, esteja ela onde estiver, inclusive nos condomínios. As interferências sonoras estão cada vez mais presentes e próximas da gente, e o desempenho acústico é condição fundamental de uma esquadria de Alto Padrão Efetivo, que deve seguir as exigências expressas nas normas, e deve ser observado no momento da construção e da definição das esquadrias. As pessoas de forma geral, não atentam para isso, o que pode causar enormes aborrecimentos futuros.


5 – TEM QUE GARANTIR CONFORTO TÉRMICO
O mesmo deve ser observado quanto ao desempenho térmico. Pra se ter uma ideia, as esquadrias são um dos principal pontos de falha no isolamento Térmico e Acústico de uma residência. Elas são fundamentais para manter ambientes mais frescos no verão, e mais acolhedores no inverno, e também diminuindo muito, gastos com ar condicionado para atenuar algo que, poderia ser resolvido, em grande parte, pelas esquadrias adequadas.
Mas é claro, para que isso aconteça, elas tem que cumprir as normas que regem o assunto e sejam certificadas por institutos credenciados.


6 – A INSOLAÇÃO SOB CONTROLE
O sol tem que entrar na medida certa, não devem danificar as cortinas, os tapetes e todo o mobiliário.
As esquadrias tem um papel muito importante nisso. Com o uso das instalações adequadas, e vidros adequados, estabelecidas por norma, se pode evitar a entrada dos raios UV, e boa parte do calor do sol, e irá ajudar muito os ambientes a serem mais agradáveis e, ao mesmo tempo, garantir a economia de energia com ar condicionado e climatizadores.


7 – AUTOMAÇÃO
É claro que a Automação, não pode ser um critério para definir se uma Esquadria, é ou não de Alto Padrão, mas é um elemento a se levar em conta na escolha das esquadrias. Hoje e no futuro próximo, haverá cada vez mais interação do morador com sua casa e as esquadrias devem fazer parte disso, já devem estar preparadas para ‘’entender’’ o que se deseja dela, e o quanto ela pode fazer parte dos muitos aspectos mencionados antes.

Enfim, nosso objetivo aqui, não é ficar falando tecnicamente sobre as esquadrias, mas fazer com que as pessoas que vão ou estão construindo, percebam como sua definição, e a escolha da empresa que irá produzir e instalar esses itens, são fundamentais para que a residência, atenda aos novos padrões de segurança, funcionalidade, conforto e no bem estar de seus moradores, e quanto, a não observância de critérios técnicos para isso, pode trazer de frustrações e aborrecimentos futuros.

A Quantica oferece um completo Sistema de fechamento em Esquadrias de Alumínio para aplicações na construção civil.
São Esquadrias de última geração, com excelente acabamento e design moderno e inovador.
São Homologadas e Ensaiadas e atendem a todos os requisitos de desempenho necessários para serem atestadas como de Alto Padrão Efetivo.
A variedade de linhas e acabamentos permite ao arquiteto, construtor ou ao próprio cliente, explorar amplamente suas possibilidades, de acordo com cada estilo de obra e ambiente, de forma ousada e funcional.

Projeto
A Quantica conta com um quadro de profissionais experientes, qualificado para garantir a escolha das linhas, tipologias e configurações mais adequadas às características e exigências do projeto.

Materiais
A Quantica utiliza as melhores linhas de perfis, componentes e vidros, fornecidos por empresas de comprovada qualidade.

Produção
Apresenta toda Infra Estrutura e equipamentos de ponta para corte e usinagem CNC, que garantem alta eficiência na fabricação, proporcionando excelente acabamento, precisão dos encaixes e  deslizamentos, com elevada qualidade.

– Corte dos perfis em máquina C.N.C. de dupla cabeça automatizada, que permite cortes e encaixes a 45°, perfeitos.
– Usinagem dos perfis em máquina C.N.C. automatizada, que assegura furos, rasgos e encaixes perfeitos.

Instalação
A Quantica conta com excelentes equipes de instaladores, medidores e vistoriadores , para garantir que as Esquadrias sejam perfeitamente instaladas, assegurando toda sua performance.

CONTEÚDO TÉCNICO REGISTRADO NO 2°REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DA COMARCA DE SOROCABA, PARA FINS DE CONSERVAÇÃO DE AUTENTICIDADE, EM 04/11/2020.